quarta-feira, 30 de maio de 2012

BLOCO CONTRA PAGAMENTO DE ESTACIONAMENTO NO HOSPITAL DE PORTIMÃO


Em comunicado à imprensa, com data de 21/5/2012, a Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Portimão manifesta-se “veementemente” contra a possibilidade de pagamento de estacionamento no Hospital do Barlavento Algarvio nos seguintes termos:

A concelhia local de Portimão do Bloco de Esquerda repudia, veementemente, a intenção da administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio de passar a cobrar estacionamento no Hospital de Portimão.

A abertura de um concurso público para a concessão da exploração dos 1200 lugares dos parques de estacionamento do Hospital visa favorecer interesses privados à custa do interesse público e dos bolsos dos utentes da saúde. Não basta as elevadas taxas moderadoras introduzidas pelo actual governo do PSD/CDS, os cidadãos, ao deslocarem-se ao hospital, a uma consulta ou aos serviços de urgência, terão de pagar outra taxa acrescida pelo estacionamento, caso o utilizem através da viatura. Não é desta forma, ultrajante e sempre a sacar quem menos pode, que a administração vai resolver os problemas de financiamento dos serviços. Se tem falta de verbas para o hospital, a administração que reclame junto do governo, ou então que se demita se não conseguir obtê-las. Agora não castigue os mais desfavorecidos e os que menos têm – os utentes do Serviço Nacional de Saúde.

A implementação do estacionamento pago no Hospital de Portimão trata-se da mercantilização do estacionamento nos espaços do Serviço Nacional de Saúde, o qual funcionará como fonte de financiamento para entidades públicas e privadas, à custa da doença e da urgência dos doentes.

Por intervenção do Bloco local, a situação já foi colocada a nível parlamentar, tendo o deputado bloquista, João Semedo, questionado na semana passada o Governo para que «esclareça qual a sua posição relativamente à obrigatoriedade de pagar o estacionamento nos hospitais da rede do SNS e que imponha medidas que acautelem as necessidades das pessoas que se desloquem aos hospitais em situação de urgência, mais ainda quando o Provedor de Justiça já se pronunciou negativamente sobre os preços exorbitantes praticados no estacionamento hospitalar».

Além desta iniciativa, a concelhia do BE/Portimão irá promover um abaixo-assinado de denúncia e contra o estacionamento a pagar no Hospital de Portimão, a enviar à administração, ao governo e a outras entidades responsáveis.

Uma outra acção, de protesto e repúdio, contra o pagamento do estacionamento terá lugar no próximo dia 9 de junho (sábado), pelas 10.00 h, frente ao Hospital de Portimão, convidando-se toda a população a participar na mesma.

Desde já se agradece a divulgação deste comunicado de imprensa nos v/órgãos de comunicação social.

Com os nossos cumprimentos.

A Coordenadora Concelhia

Bloco de Esquerda/Portimão

Sem comentários:

Enviar um comentário