domingo, 27 de maio de 2012

GATO POUCO ESCONDIDO

Há políticos da nossa praça que muitas vezes nos querem fazer passar por parvos, à custa da bem oleada máquina de propaganda que sempre os acompanha. No entanto, em muitos casos, as evidências são de tal maneira fortes que o feitiço se volta contra o feiticeiro. Gato escondido com meio corpo de fora não deixa margem para dúvidas.

Por estes dias o inefável ministro Relvas caiu no maior ridículo pela forma como tentou sacudir a água do capote perante acusações de ter exercido pressões sobre o jornal “Público” no sentido de impedir a publicação de uma notícia relacionada com o denominado escândalo das secretas, que lhe era muito adversa. Aos poucos vamos sabendo que se tratava apenas da ponta do iceberg…

As manobras de diversão que relvas levou a cabo não convenceram ninguém, antes afundando ainda mais a sua já depauperada reputação.

Este triste episódio inspirou Ricardo Araújo Pereira num muito engraçado texto que constitui a crónica que assina na “Visão”desta semana.


Libertinagem de imprensa

É sempre a mesma coisa: isto de liberdade acaba por redundar em libertinagem. Ao abrigo da liberdade de imprensa, vários jornalistas têm urdido uma astuta conspiração contra Miguel Relvas. Primeiro, Pedro Rosa Mendes fez-se à censura. Como os futebolistas que se fazem ao penalty, o jornalista encostou-se ao adversário e atirou-se para o chão. Maldosamente, guardou para o fim do contrato um texto muito azedo acerca de um programa televisivo gravado em Angola para depois associar a normal (e há muito prevista, embora em segredo) cessação do contrato a um episódio de censura. Ricardo Alexandre, outro jornalista conluiou-se com Rosa Mendes e demitiu-se, depois de confirmar que as crónicas tinham acabado por causa do que lá era dito, e não porque o contrato estivesse no fim. Entretanto, uma jornalista, uma editora e toda a direcção do jornal Público acusam agora Miguel Relvas de ter feito pressão sobre o jornal e ter ameaçado divulgar dados pessoais da jornalista na internet. Mais uma vez a maquinação é muito bem urdida. A especial perfídia dos jornalistas está no facto de a história ser verosímil. Como relvas recebia relatórios de um senhor que era espião e tinha um arquivo cheio de dados relativos à vida privada de várias pessoas, a verosimilhança das ameaças pode convencer os parvos. Mas, em Portugal, o que parece não é. E o que não parece ainda é menos. Na verdade, em Portugal, quase nada é.

Relvas não é o primeiro político a ser alvo de uma conspiração jornalística. No tempo de Sócrates, vários profissionais da comunicação social fizeram de tudo para simular que estava em curso uma operação do Governo para controlar a TVI. Felizmente no nosso país estes estratagemas não são bem sucedidos, e os políticos não se deixam apanhar nas ratoeiras. Sócrates acusou o Jornal de Sexta da TVI de ser um telejornal travestido; Relvas acusa o “Público” de fazer jornalismo interpretativo. Denunciados o travestismo e a interpretação, puderam continuar a sua vida. No fundo, vivem-se em Portugal sucessivos Etagretaw. Os Etagretaw, uma especialidade portuguesa, são casos Watergate ao contrário: em vez de serem escândalos políticos denunciados por jornalistas, são escândalos jornalísticos denunciados por políticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário