Enquanto nos vamos rindo com as anedotas à volta da licenciatura do Relvas, o dito e mais a famigerada equipa de que faz parte continuam a levar a cabo as suas políticas de destruição do tecido social português. O texto que reproduzimos a seguir (“Diário de Coimbra, 11/7) denuncia as maldades que estão a ser levadas a cabo em relação à Lusa, a maior agência de notícias de língua portuguesa, uma peça fundamental para a divulgação da nossa cultura. Fornece serviço noticioso, não só a imensos jornais, rádios e televisões em Portugal assim como aos meios de comunicação social dos PALOP e das comunidades portuguesas espalhadas por todo o mundo, num total de cerca de 2,5 centenas de milhões de falantes da nossa língua. Torna-se, por isso importante denunciar este clamoroso atentado à nossa cultura, ainda por cima, para poupar uma redicularia de dinheiro.
Partir as pernas à Lusa
A Agência Lusa tem mais de 600 clientes espalhados por todo o mundo e por quatro continentes. É uma empresa exportadora. Tem ao seu serviço 300 jornalistas em Portugal e no mundo inteiro. Produz quase 500 notícias diárias, das quais muitas são complementadas em áudio e vídeo. E a única agência de notícias global, mundial, universal, em língua portuguesa (o Brasil não tem). É também a maior produtora em conteúdos em língua portuguesa. A nossa Hollywood, jornalisticamente falando.
Custou aos portugueses em 2012 menos de 15 milhões de euros, o que é, mais ou menos, o preço de três quilómetros de auto-estrada sem pontes ou viadutos. Esta verba que o Estado, o acionista principal da Lusa, injeta na empresa destina-se, não a pagar prejuízos (a empresa dá lucro há cinco anos consecutivos), mas sim a fazer com que as notícias produzidas estejam disponíveis a preços acessíveis aos seus clientes. A esmagadora maioria são pequenos órgãos de comunicação social portugueses, espalhados pelo interior e pelas ilhas, pelas comunidades portuguesas no estrangeiro (há outros 10 milhões que vivem fora de Portugal) e pelos países de língua oficial portuguesa. Ao todo, cerca de 250 milhões de falantes.
Nas tarefas do ajustamento Vítor Gaspar propõe-se cortar quase três milhões de euros ao orçamento e, quase inevitavelmente, levar ao desemprego mais 50 pessoas. Na sua maioria jornalistas.
Do orçamento global da agência, mais de metade corresponde a custos com o pessoal, cerca de 11 milhões de euros. Um indicador de que qualquer que seja feito não é destinado a melhorar a gestão porque, essa, já é magra. Vai incidir diretamente nas pessoas. E nas notícias. Aritmeticamente, em regra três simples, é só fazer as contas: o corte anunciado significa a perda de 136 notícias por dia. São por mês 4110 histórias a menos sobre Portugal e os portugueses. E, por ano, quase menos 50 mil. Ficaremos todos mais pobres.
O atual presidente do conselho de Administração da agência Lusa, curiosamente de nome Afonso Camões (fundador da Nacionalidade; e o nosso poeta maior, primeiro vulto cultural da lusofonia) invoca os quase 25 anos de serviço público que a Lusa tem dado ao mundo português e diz que “não faria sentido quebrar as pernas a quem tem feito bom caminho”.
Winston Churchill um dia, no Parlamento, em plena II Grande Guerra, quando confrontado com a vontade da oposição em fazer cortes na cultura e nas artes, disse: “Se é para fazer isso, não sei porque estamos em guerra”.
Venha o Gaspar e escolha. (José Manuel Diogo, Consultor de Comunicação)
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