domingo, 1 de julho de 2012

OS NÚMEROS DO RSI

Ainda que por vezes se diga que “torturando” os números eles “dizem” aquilo que nós queremos, a verdade é que há situações em que, por muitas voltas que se dêem, não há maneira de tirar deles senão a verdade. A evolução do número de beneficiários do Rendimento Social de Reinserção (RSI) tornou-se um valioso indicador da degradação das condições de vida dos portugueses. O Governo, através do ministro Mota Soares, tem vindo a restringir ao máximo o acesso ao RSI, usando para isso todos os estratagemas possíveis acompanhados de uma imensa campanha contra aqueles que necessitam deste apoio social. Mesmo assim, a realidade mostra que o número de portugueses que solicitou a ajuda do RSI tem vindo a aumentar. Dados de Maio indicam que agora serão mais de 335 mil pessoas tendo em atenção que surgiram 3736 novos beneficiários entre Abril e Maio, um salto de 1,12%.

Se compararmos com Maio de 2011, regista-se um aumento de 2,36%. Lisboa, Porto e Setúbal continuam a ser os distritos com mais beneficiários.

Da análise dos primeiros cinco meses do ano, é possível constatar que entre Janeiro e Maio há um aumento de 17216 beneficiários o que representa um crescimento de 5,4%. Também o número de famílias beneficiárias aumentou desde Janeiro 5,84%. Por escalão etário ficou-se a saber que a maioria tem menos de 18 anos e o sexo feminino é o mais afectado.

Verifica-se que, de um modo geral, a comunicação social deu, até agora, pouca importância a esta informação. Quer consultando jornais de maior tiragem quer assistindo aos diferentes telejornais, não se tem constatado qualquer referência ao significado dos números do RSI.

Será que as medidas de austeridade terão alguma coisa a ver com a calamidade social que nos atingiu?... É bom que se reflicta sobre isto porque dificilmente encontraremos outra explicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário