terça-feira, 9 de julho de 2013

PERGUNTAS PERTINENTES


O excelente texto que Vítor Malheiros assina hoje no Público é composto apenas por perguntas sobre o número de circo que os portugueses têm vindo a assistir há mais de uma semana, com os mais conhecidos protagonistas do momento…

Sendo certo que  já se prevê qual será o final do espectáculo, com artistas destes, há sempre a possibilidade de um número extra ou de um improviso.

Entretanto apreciemos algumas das mais significativas perguntas colocadas por Malheiros:


Que sentido tem dar a pasta das Finanças à adjunta de Vítor Gaspar, para prosseguir as suas políticas, depois de este ter admitido por escrito e em público o fracasso dessas mesmas políticas?

(…)

Paulo Portas percebe que perdeu toda a credibilidade política no seio do seu partido, do Governo e do país ou pensa que gastou apenas mais uma vida? O CDS percebe que perdeu uma fatia considerável da sua credibilidade política ou pensa que, desde que continue no Governo, está tudo bem?

(…)

Passos Coelho pensa que ganhou por ter obrigado o seu rival a ficar dentro da tenda? Paulo Portas pensa que ganhou porque tem mais pastas? Cavaco Silva pensa que ganhou por ter adiado as eleições?

(…)

O que teriam feito o Presidente, o povo e todos os partidos se António José Seguro desse alguma mostra de ter um mínimo de competência, de consistência, de capacidade de liderança, em vez de ser o adolescente inseguro que é?


Que sentido tem a troika continuar a exigir a continuação da austeridade quando o FMI já admitiu reiteradamente que se enganou na receita e que as políticas que eles pensavam que seriam expansionistas são, afinal, fortemente recessivas? Que sentido tem o Governo português continuar a querer seguir a receita que a troika admitiu estar errada?


Quando é que o PS, o PSD, o CDS-PP, o Governo e Cavaco Silva reconhecem aquilo que todos os economistas sabem e admitem: que esta dívida não pode ser paga, que tem de ser renegociada, parcialmente perdoada, os seus juros reduzidos e os prazos de pagamento redefinidos de acordo com a evolução da economia?

Sem comentários:

Enviar um comentário