quarta-feira, 4 de novembro de 2009

DA ESQUERDA NOVA



Celso Cruzeiro nasceu em 1945. É licenciado em direito pela Universidade de Coimbra, onde viveu de 1963 a 1969. Foi dirigente estudantil e um dos principais nomes que esteve à frente da revolta de 1969. Participou nas estruturas do MFA na Guiné. Depois do 25 de Abril foi dirigente do Movimento de Esquerda Socialista, entretanto extinto. Tem várias obras publicadas e, em 1999 foi agraciado, pela Presidência da República, com a Grâ-Cruz da Ordem da Liberdade. Subscreveu o manifesto político da fundação do Bloco de Esquerda.

É autor do livro “A nova esquerda. Raízes teóricas e horizonte político”, recentemente publicado. Dele se extraiu o significativo trecho sobre as linhas que devem orientar uma esquerda do século XXI:

“O essencial da resposta a dar por uma esquerda nova, na difícil hora que atravessamos, passa pois pela questão de saber ler os sinais que a realidade de hoje lhe aponta: a urgência da construção de um programa emancipatório que constitui a sua identidade matricial, mas agora despido da certeza, do determinismo e da universalidade, tão-só passível de ser desenhado no quadro da probabilidade, da contingência e da historicidade. Tal implica uma revisão do horizonte de transformação social, uma disponibilidade para o estudo, identificação e caracterização dos actuais agentes sociais e dos critérios da sua dinâmica de confronto, uma reponderação dos contextos onde se criam e desenvolvem as situações de exploração e de dominação e a descoberta das formas instrumentais dos novos sentidos emancipatórios.”

Sem comentários:

Enviar um comentário