quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

DESESPERO OU PROVOCAÇÃO?

Os pórticos para pagamento das portagens na Via do Infante foram vandalizados pela segunda vez, no espaço de poucos dias, com tiros de caçadeira e fogo posto. São acções que não devem merecer o apoio da opinião pública mas, antes, uma reflexão sobre as suas causas.
Por um lado, é bem provável que estejamos perante o desespero de pessoas, de cujos modos de vida depende da utilização frequente da A22 e estarão no limite suportável de mais despesas. A arrogante intransigência do Governo perante qualquer diálogo que abra uma solução que não passe pela impossível via alternativa (?) que é a 125, bloqueia qualquer resolução que satisfaça as necessidades dos utentes da Via do Infante. A juntar a tudo isto está a traição dos executivos municipais que, perante uma situação de aperto dos seus munícipes, fazem de conta, quando deviam colocar-se incondicionalmente a seu lado.
Uma outra reflexão leva-nos a que não se exclua a possibilidade de se tratar da montagem de uma provocação destinada a desacreditar as acções de protesto levadas a cabo pela Comissão de Utentes da Via do Infante. A recente descoberta de elementos policiais infiltrados numa manifestação permite-nos esta ponderação que ainda ninguém colocou publicamente.
Finalmente, há que repudiar, com veemência, as declarações insultuosas que Macário Correia fez aos que, actuando dentro de toda a legalidade, têm sido porta-vozes da indignação dos algarvios perante a violenta injustiça de que estão a ser vítimas, tentando condicionar a sua actuação. Tudo isto, sem esquecer que o autarca do PSD e presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve fez parte da plataforma contra as portagens no tempo do Governo… Sócrates.

Luís Moleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário