segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

FUTEBOLISTA E CIDADÃO CONSCIENTE

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira (1954-2011) ficou mais conhecido fora da sua terra natal como grande futebolista que representou a selecção do Brasil durante vários anos e em diversas competições. Para além disso, também era médico dentista, colunista de vários jornais e revistas, escrevendo não só sobre desporto mas também sobre política e economia. Era ainda conhecido pela sua faceta de inveterado bebedor e fumador.
Mas o que mais distingue Sócrates é o seu lado de cidadão politicamente empenhado, tão raro no mundo do futebol profissional. Apelidado de “Doutor” e “Magrão” pelos seus fãs, dizia ser “um paraense com nome grego e alma tupiniquim”. Fundou algo de inédito no espaço da bola – a Democracia Corinthiana, um movimento dentro do clube que permitiu aos jogadores eleger democraticamente o treinador, escolher o horário dos treinos, participar nas eleições do clube e abolir a obrigatoriedade de concentração. Elegante e de finta curta, Sócrates jogava com o interior da cabeça e fora do campo revelou-se um corajoso activista contra a ditadura militar. Foi agora, no dia 4 atraiçoado pelo álcool, um amigo falso em quem confiava desde há uns tempos. (1)
Depois de apanhado pelo vício da bebida desabafava: “O álcool é um companheiro para conviver com parte da loucura da sociedade do nosso tempo”.
Mas este Sócrates, tal como o filósofo grego com o mesmo nome (cerca de 469-399 A.C.) que ensinou o ocidente a pensar, vai ficar mesmo na História.
(1) Transcrito da “Visão”

Sem comentários:

Enviar um comentário