terça-feira, 27 de dezembro de 2011

SOBRE A DÍVIDA

Eric Toussint é um politólogo e prof. universitário belga que esteve recentemente em Portugal no âmbito da Iniciativa por uma Auditoria Cidadã à Dívida Pública. Concedeu uma entrevista ao ‘Público’ que vem inserida na edição de 26/12/11. Da entrevista destacaremos:
- Sobre a crise da dívida que obrigou Portugal, Grécia e Irlanda a pedir a intervenção da troika e a resposta dada a estes países com os planos de austeridade, foi-lhe solicitada uma solução, ao mesmo tempo que lhe era colocada a questão da reestruturação da dívida.
Eric Toussint - Em Portugal a reestruturação está muito na moda, mas não gosto dessa palavra. Na história da dívida, a reestruturação corresponde a uma operação totalmente controlada pelos credores. Quando o devedor quer tomar a iniciativa, tem de suspender os pagamentos da dívida, para obrigar os credores a sentarem-se à mesa e discutir condições. Uma reestruturação é o que a troika vai fazer na Grécia, impondo um corte de 50% na dívida dos bancos privados, em troca de mais austeridade no país. Contudo, sem redução da dívida à troika, que se tornou o maior credor da Grécia e, ainda por cima, privilegiado, este tipo de reestruturação só alivia de maneira conjuntural o pagamento da dívida. Não é uma solução de verdade.
- Mais adiante foram-lhe levantadas duas questões sobre a legitimidade de uma dívida.
O que é uma dívida ilegítima?
Eric ToussintA ilegitimidade é um conceito cuja definição não se encontra no dicionário. É a forma como os cidadãos interpretam, de forma rigorosa, o respeito aos princípios da nação, da construção do país e do direito interno e internacional. Uma dívida ilegítima é, por exemplo, uma dívida contraída porque o Estado favoreceu uma pequena minoria, reduzindo impostos sobre as grandes empresas multinacionais ou as famílias mais ricas, que assim diminuíram a sua contribuição para as receitas fiscais, obrigando o Estado a endividar-se. Esta contra-reforma fiscal aconteceu em toda a Europa e também nos EUA, com o anterior presidente, George W. Bush. Os resgates aos bancos são outro exemplo. O custo de ajudar os banqueiros, que foram totalmente aventureiros, desviando os depósitos dos seus clientes para investir no subprime, implicou um aumento da dívida soberana, que é totalmente ilegítimo. Não podiam ter sido resgatados dessa forma, os grandes accionistas não deviam ter sido indemnizados.
A dívida à troika também é ilegítima?
Eric Toussint - Sim. Foi uma dívida contraída para impor um desrespeito aos direitos económicos e sociais da população. Há uma chantagem da troika, que dá crédito para pagar aos credores, que são eles próprios e os bancos dos países do Centro europeu, e, em contrapartida, exige austeridade. Não há dúvida: é uma dívida ilegítima.

Sem comentários:

Enviar um comentário