sábado, 3 de dezembro de 2011

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Quando se ouve falar em violência doméstica, geralmente associamos essa ideia a formas de violência que é exercida sobre as mulheres, por parte dos conjugues ou companheiros das vítimas. De qualquer maneira devemos ter presente que esta designação é mais abrangente, incluindo práticas de violência e abuso sexual contra crianças, maus-tratos contra idosos, violência contra o homem além da violência sexual contra o parceiro.
As referências que hoje aqui deixamos tem exclusivamente a ver com a violência exercida sobre as mulheres e reporta-se a valores tornados públicos no passado mês de Novembro.
- Uma em cada três portuguesas é vítima de violência doméstica.
- Vinte e três mulheres já morreram este ano, vítimas de violência doméstica segundo dados do Observatório de Mulheres Assassinadas da UMAR, que assinala uma diminuição do número de homicídios comparando com 2010.
- Setenta por cento das mulheres foram vítimas dos maridos ou de alguém com quem mantinham uma relação íntima.
- Nove em cada dez crimes continuam a acontecer dentro de casa e as facas são o instrumento ais utilizado pelos homicidas mas em trinta por cento dos casos também foram armas de fogo.
- Uma em cada três vítimas (35%) tinha mais de 65 anos sendo comum o agressor ter também mais idade.
- Trinta e nove tentativas de homicídio foram identificadas até 11 de Novembro. Nestes casos, 54% dos autores eram os companheiros das vítimas.
-50% das tentativas de homicídio acontecem em casa, mas também existem registos de tentativas de homicídio na via pública (38%) e no local de trabalho (8%).
De realçar que todos estes valores só podem pecar por defeito, dado que haverá casos que não são do conhecimento público mas também se sabe que há cada vez mais mulheres que perderam o medo de os denunciar.

Sem comentários:

Enviar um comentário