Como é costume afirmar-se, a construção civil é a indústria das indústrias e, quando se verifica uma queda na sua produção, é muito mau sinal em relação à restante produção industrial e, por consequência, ao nível de desemprego. As notícias que nos chegam não são nada boas embora não vão muito além do que se esperaria.A produção na construção em Portugal caiu 9,7 por cento em Outubro face a Setembro, a segunda maior descida entre os estados membros da União Europeia e recuou 11,3 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado anunciou o Eurostat. De acordo com dados divulgados ontem pelo gabinete de estatísticas europeu, apenas a Eslovénia apresentou em Outubro números piores que Portugal, com uma taxa mensal de 14,1 por cento e que se seguiu, no entanto, a um mês de subida de 7,1 por cento.
Infelizmente, mais uma vez se constata que, em termos de estatística negativas, encontramo-nos sempre nos primeiros lugares.
No que se refere ao Algarve, os valores aqui apontados são particularmente preocupantes pois trata-se de uma zona do país, tradicionalmente, com grande actividade na indústria da construção civil. O caminho que se segue, de continuada recessão, só pode levar ao brutal crescimento do desemprego.
Sem comentários:
Enviar um comentário