sábado, 12 de abril de 2014

NÚMEROS ARREPIANTES


A luta deste Governo pelo desmantelamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em claro desfavor das populações e para favorecer negócios privados tem uma tradução em números que, apenas esporadicamente chegam ao conhecimento público porque constituem um verdadeiro escândalo. Não é por acaso que começam a surgir, como cogumelos, unidades de saúde privadas já que – não é demais repetir – trata-se do segundo melhor negócio, logo a seguir ao das armas.
O Público de 11/4/2013 trazia poucos mas significativos exemplos da discrepância entre custos nos hospitais privados e no SNS:
- Os partos nos hospitais privados custam quase dez vezes mais do que no SNS (um parto vaginal sem complicações está tabelado no SNS a 289,63 euros enquanto custa, em média, 2985 euros nos hospitais privados).
- Uma colonoscopia total tem o preço de 73,80 euros no SNS enquanto nos privados fica, em média, por 267,50 euros.
- Uma mamografia está tabelada por 20,50 euros no SNS enquanto o valor médio praticado pelos privados é de 87,25 euros.
Temos aqui apenas três exemplos que podem constituir a ponta do iceberg mas que são suficientemente significativos para percebermos que a luta contra a destruição do SNS tem toda a razão. A defesa do serviço público de saúde deve ser uma das prioridades de todos os portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário