quinta-feira, 20 de novembro de 2014

COMUNICADO DE IMPRENSA DO BE-PTM



A Comissão Coordenadora Concelhia de Portimão do Bloco de Esquerda vem mais uma vez tomar posição sobre a situação que se vive no concelho, fruto de uma gestão irresponsável e incompetente do PS e das suas consequência, uma das quais é a tentativa de levar a cabo a cobrança de mais um autêntico imposto, a que chamaram Taxa Municipal de Protacção Civil, que tem como finalidade ajudar a travar o buraco financeiro resultante do esbanjamento dos dinheiros dos contribuintes de Portimão.
Assunto: A coligação PS/PSD em Portimão “perdeu a cabeça” e anda com medo do povo!
A coligação existente em Portimão entre o PS e o PSD está a revelar-se, passado um ano, uma grande desilusão e bastante penosa para os Portimonenses ao agravar as suas já difíceis condições sociais e económicas. Os Portimonenses, tal como todo o povo português já são vítimas, desde há muito, da insensibilidade social e de políticas de desastre da parte do governo Passos/Portas que não olha a meios para atingir os seus fins – impostos sem conta, roubo de salários, subsídios e pensões, encerramento de serviços públicos essenciais, degradação acelerada do SNS e da Escola Pública, mais de um milhão de desempregados e a pobreza e exclusão social a crescerem como bola de neve.
Agora o que os cidadãos do concelho de Portimão não esperavam é que a coligação PS/PSD que governa os destinos de Portimão, desde as últimas autárquicas, agravasse as suas condições de vida. E os Portimonenses e os pequenos empresários não são culpados pelo despesismo descontrolado e por uma gestão ruinosa dos Executivos do Partido Socialista que colocaram a Câmara numa situação financeira muito calamitosa – logo não têm de pagar por isso!
Não é assim que entende a aliança PS/PSD de Portimão, pois não contente com a manutenção de vários impostos à taxa máxima, como o IMI, a Derrama e o IRS, as tarifas da água e outras taxas elevadíssimas, agora lançou mais um imposto – a chamada Taxa Municipal de Proteção Civil! O que provocou um grande descontentamento e revolta entre as populações do concelho de Portimão!
O Bloco de Esquerda votou contra a taxa e o seu Regulamento, tem procurado mobilizar as populações contra mais esta injustiça e o seu Vereador apresentou nas reuniões de Câmara dos dias 7 e 21 de outubro propostas para a revogação imediata da Taxa Municipal de Proteção Civil, as quais foram chumbadas pela coligação PS/PSD.
Por outro lado, o Bloco de Esquerda, através dos seus deputados municipais, juntamente com outras forças da oposição, procedeu à convocação de uma Assembleia Municipal Extraordinária para o passado dia 17 de novembro, face à recusa do seu Presidente em convocá-la. Foi deveras muito lamentável o que se passou, pois a Assembleia não se realizou por falta dos deputados do PS e do PSD (exceto um deputado deste último partido), alegando que a Assembleia não tem competência para revogar decisões da Câmara. Além de lamentável, este triste episódio por parte de uma maioria que se julgava responsável, revela uma grande falta de respeito pela Assembleia Municipal - que, como órgão democrático, deve ser dignificado – mas, também perante os cidadãos de Portimão!
Trata-se de uma interpretação distorcida e enviesada das funções e competências da Assembleia Municipal. A ordem de trabalhos também contemplava outros pontos, como seja a declaração de nulidade da deliberação tomada pela própria Assembleia Municipal que aprovou o Regulamento da Taxa e recomendação à Câmara para suspender a liquidação e cobrança da taxa e devolver os valores já cobrados aos munícipes. O que verdadeiramente se passa é que a coligação PS/PSD que governa a Câmara de Portimão “perdeu de vez a cabeça” e anda com medo de enfrentar os Portimonenses!
O Bloco de Esquerda irá continuar a defender as populações do concelho de Portimão e continuará empenhado em revogar e declarar a nulidade da Taxa de Proteção Civil. Desta foram, apela à participação dos Portimonenses a continuar a lutar contra a taxa e que compareça, de novo, na próxima sessão da Assembleia Municipal Extraordinária convocada para o próximo dia 28 de novembro, pelas 21.30 h.
A Coordenadora Concelhia
Bloco de Esquerda/Portimão

1 comentário:

  1. Então querem estragar os "arranjinho" e "caldinhos"? Os rapazes necessitam de alimentar a "trupe" e "clientela". Então queriam que fizessem contenção de despesas? Faça o Povo,que eles estão la é para sacar.

    ResponderEliminar