segunda-feira, 17 de novembro de 2014

É FALSA A SUPERIORIDADE DA GESTÃO PRIVADA SOBRE A GESTÃO PÚBLICA


Uma mentira repetida um milhão de vezes não deixa de ser mentira. É o que acontece relativamente ao mito da superioridade da gestão privada sobre a gestão pública. A realidade, se alguma coisa demonstra é exactamente o contrário e com exemplos que toda a gente conhece por serem bem recentes. Essa demonstração é feita por Nicolau Santos num texto de excelente qualidade que podemos ler no Expresso Economia do último sábado. Não podíamos deixar, por isso, de o transcrever para aqui.
Vai por aí uma excitação entre a rapaziada neoliberal por causa de um apelo subscrito por catorze personalidades contra o provável desmembramento da Portugal Telecom. E o que espanta não é a defesa de pontos de vista opostos, mas o insulto e mesmo o ódio com que tal é feito – a que não é alheio o facto de entre os subscritores estarem pessoas que não são propriamente de esquerda, como Bagão Félix, Pacheco Pereira, Ricardo Bayão Horta e Silva Peneda, entre outros.
Convém lembrar a esta rapaziada que se a PT chegou onde chegou foi porque houve um governo, liderado por Cavaco Silva, um ministro das Obras Públicas, Joaquim Ferreira do Amaral e um gestor, Luís Todo-Bom, por acaso todos militantes do PSD, que decidiram avançar e concretizar a fusão de três empresas públicas de telecomunicações para criar aquela que chegou a ser indiscutivelmente uma das melhores empresas nacionais, com presença em quatro continentes. Não foi a iniciativa privada que criou a PT. Aliás, quais são as grandes empresas nacionais não-financeiras que nasceram da iniciativa privada e que ganharam dimensão internacional? A Cimpor? Era pública. A Portucel? Foi o Estado que patrocinou a fusão da Portucel com a Soporcel para lhe dar a dimensão que tem hoje. A EDP? Era pública. A TAP? É pública. Os CTT? Também pertenciam ao Estado. A ANA? Pública era. A Galp? Pública também. Os ultradefensores do mercado tendem muito a esquecer esta incontornável realidade.
A tralha neoliberal também tenta passar a ideia de que tudo o que é privado é sempre mais bem gerido e dará melhores resultados do que o sector público. Pois, em verdade vos digo que se devem ter esquecido dos Baring Brothers e dos Lehmann Brothers desta vida. Ou de Bernard Madoff. Ou de casos como o BES, o BPN, ou o BPP. Ou de milhares de outras empresas que fecharam as portas devido à crise e à débil gestão. A aparente superioridade da gestão privada sobre a pública é uma notícia manifestamente exagerada  sem nenhuma comprovação científica.
Outro papão muito invocado pelos neoliberais ultramontanos: as empresas públicas são um sugadouro de dinheiro dos contribuintes. Pois nenhuma das atrás referidas foi. E a PT muito menos. Pelo contrário. A PT tem contribuído frequentemente para a receita fiscal, para a investigação (2,6% do investimento total realizado pelo país em 2013), para o emprego (0,25% do total) e para o PIB (as receitas representam 1,8% da riqueza nacional). O que este Governo tem feito é privatizar as empresas públicas ou com participação do Estado altamente lucrativas, algumas das quais são monopólios naturais; e tem mantido no domínio público as que só dão prejuízos, porque prestam um serviço social e o seu objectivo não é nem pode ser o lucro.
Finalmente, se a PT implodiu, implodiu essencialmente porque um núcleo duro de accionistas privados (e não o Estado) sugou a empresa até ao tutano, colocou-a ao serviço dos seus interesses – e a única vez que alguém se opôs a uma dessas moscambilhas foi o representante da CGD, Jorge Tomé, por acaso um banco público. O resto são balelas e mentiras, que o discurso neoliberal dominante tenta fazer passar.
Contudo, chegados aqui, não existe já, como é óbvio, qualquer hipótese de salvar a PT de um triste fim. Vai passar a ser uma empresa local, que acabará integrada numa multinacional. Novos investimentos estruturais no país: esqueçam. Internacionalização: esqueçam. Aposta na investigação e desenvolvimento: esqueçam. Forte empregador: esqueçam. A PT, tal como nós a conhecemos, acabou. Porque este Governo assim decidiu, ao eliminar rapidamente a golden share, sem garantir que a CGD se manteria como acionista de referencia da empresa. E pela ganância e cupidez dos seus acionistas nacionais, que dominaram a gestão e a conduziram ao desastre. Ponto final.

Sem comentários:

Enviar um comentário