sexta-feira, 30 de maio de 2014

SESSÃO DE CÂMARA DE 20 DE MAIO DE 2014



João Vasconcelos, vereador eleito pelo Bloco de Esquerda para a Câmara Municipal de Portimão, continua a dedicar o melhor da sua atenção aos interesses da população do concelho, justificando com declarações de voto as suas votações em cada reunião do executivo camarário.
Assim, deixamos aqui o resultado das (três) principais propostas de deliberação apresentadas na reunião do passado dia 20 de Maio, no seu essencial. A primeira delas tem a ver com a ocupação do espaço público na Praia da Rocha, a segunda com o encerramento de instalações do Mercado Municipal de Portimão da Avenida 25 de Abril e a terceira com o regulamento específico das zonas de estacionamento controlado da Praia da Rocha.

Proposta de Deliberações nº 334/14
Assunto: Portimão urbis, E. M., S. A. – Proposta de Edital – ocupação de espaço público na Praia da Rocha
Pretende a Portimão Urbis alterar a ocupação do espaço público na Praia da Rocha, facultando os espaços, por sorteio, apenas a artesãos munidos de cartão de artesão e desde que executem os produtos no local. Compreende-se que a zona em causa deve ser objeto de requalificação, dignificada e que não deverá ser alvo de degradação. É preciso ter presente que a Praia da Rocha é a principal localidade turística do concelho e uma das mais importantes do Algarve, devendo ser tratada com especial atenção por parte das entidades camarárias. No entanto, o que se pretende realizar deverá ser feito com bom senso e auscultando as partes interessadas. Em épocas de maior crise não deve ser impedido o ganha pão a quem necessita, pois as dificuldades afetam todos, nomeadamente os vendedores ambulantes/artesão e os comerciantes instalados no local. Todos deverão ter direito a exercer a sua atividade de trabalho sem problemas de maior, pois todos pagam as taxas e impostos exigidos.
Por outro lado não se justifica a redução de lugares de vendedores ambulantes/artesãos e os prazos que se apresentam são demasiado curtos para a alteração pretendida pela Portimão Urbis.
Pelo acima exposto, o Bloco de Esquerda abstém-se na proposta de delibaração nº 334/14.

Proposta de Deliberações nº 335/14
Assunto: Portimão Urbis, E. M., S. A. – Proposta de encerramento de instalações do Mercado Municipal de Portimão da Avenida 25 de Abril
O Bloco de Esquerda não concorda com o encerramento do Mercado Municipal instalado na Avenida 25 de Abril. Se tal acontecer, Portimão ficará mais pobre e as populações, principalmente da zona, serão as mais prejudicadas. As pessoas idosas da zona serão assim as mais atingidas.
O que se impõe é a recuperação de um merdado tradicional e que faz parte da memória coletiva da cidade de Portimão, e não a sua destruição. Ao longo dos anos a cidade tem vindo a ser descaracterizada por ação dos executivos PS, privilegiando a instalação de grandes superfícies comerciais, o que, como se constata, muito tem contribuído para o avolumar da crise e desertificação do centro da cidade. Agora, a consumar-se o encerramento do Mercado 25 de Abril, será mais uma estocada mortal na história tradicional de Portimão. Também os comerciantes ali instalados serão obrigados a pagar taxas mais elevadas caso se instalem no novo Mercado Municipal.
Pelo exposto, o Bloco de Esquerda vota contra a proposta de deliberação nº 335/14.

Proposta de Deliberações nº 347/14
Assunto: Portimão Urbis, E. M., S. A. – Proposta de regulamento específico das zonas de estacionamento controlado da Praia da Rocha
O Bloco de esquerda manifesta-se frontalmente contra o regulamento em causa, cujo objeto central é a cobrança de tarifas aos utentes em grande parte dos  estacionamentos públicos da Praia da Rocha. Trata-se de mais um erro crasso por parte da Portimão Urbis/Câmara Municipal e que só vai agravar as dificuldades dos comerciantes e dos condutores que por ali queiram estacionar. Já era tempo de aprender com os erros, pois o que se passa em toda a cidade de Portimão, com o estacionamento pago, só tem contribuído para o agravamento da crise.
Também muito prejudicados irão ficar os trabalhadores que exercem o seu trabalho na Praia da Rocha, pois, pelos vistos, terão de pagar para trabalhar. Um horário de trabalho de 10 horas diárias custará a quantia de 9,00 €, perfazendo num mês quase 200,00 € em taxas, o que se tornará incomportável visto diminuir drasticamente os magros salários dos trabalhadores. Não podendo pagar, verão estes, as suas condições de deslocação casa/trabalho/casa bem dificultadas.
Ainda de acordo com o que estipula o regulamento caberá à Portimão Urbis realizar a fiscalização do estacionamento tarifado, passando os seus funcionários a ser equiparados a agentes de autoridade, podendo levantar autos de notícia, o que não deixa de ser competências excessivas atribuídas à Portimão Urbis.
O novo estacionamento tarifado na Praia da Rocha a concretizar-se, trata-se de uma medida abusiva, discricionária e lesiva dos interesses dos Portimonenses e de outros cidadãos, medida da responsabilidade da nova aliança PS/PSD que governa o concelho de Portimão.
Pelo acima exposto, o Bloco e Esquerda vota contra a proposta de deliberação nº 347/14.
O Vereador do Bloco de Esquerda
João Vasconcelos

Sem comentários:

Enviar um comentário