terça-feira, 6 de maio de 2014

PRÉMIO MIGUEL PORTAS DISTINGUIU PROJECTO “EXEMPLAR”



O prémio Miguel Portas foi apresentado no dia 20 de Abril de 2013 no Jardim de Inverno do Teatro S. Luís em Lisboa, durante uma sessão evocativa do fundador do Bloco de Esquerda e antigo eurodeputado, falecido um ano antes.
A criação do prémio anual no valor de 10 mil euros destina-se, segundo anunciou naquela altura o arquitecto Nuno Portas, pai de Miguel, a trabalhos “dos mais variados média”, desde “relatos” até à banda desenhada, que devem “privilegiar iniciativas sociais e de intervenção com resultados significativos”.
A primeira edição do prémio Miguel Portas distinguiu a associação Binaural, de S.Pedro do Sul, projecto “exemplar” na articulação entre “novas linguagens artísticas” e o contexto do interior do país.
“A sua persistência, resistência e qualidade, assim como a sua distinção perante a desatenção com a qual o contexto cultural e social português o têm ignorado e mantido invisível, testemunharão a capacidade deste prémio destacar uma iniciativa de cidadania que enriquece e diversifica não só a pequena comunidade onde se manifesta, como também a comunidade de todos a que nos juntamos no seu reconhecimento”, justifica o júri do prémio.
A este prémio concorreram, nesta sua primeira edição, cerca de 60 projectos, revelou a organização.
O galardão “visa dar visibilidade a reflexões e práticas sociais e culturais em torno das questões europeias e, em particular, do mundo mediterrâneo e de Portugal”, sustenta a organização. “Miguel Portas deixou um legado de afectos, ideais, princípios e causas e um pensamento abrangente e sempre em construção, fundado num olhar e numa atenção sobre as gentes e as terras. Habituou-nos ainda a uma maneira inconfundível de promover debates plurais e uma reflexão crítica e comprometida com a actualidade deixando-nos marcas de vitalidade e generosidade em múltiplas e diversificadas frentes”, lembram ainda os responsáveis pelo prémio.
A Binaural/Nodar é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 2004 com o intuito de promover a exploração e a pesquisa nos domínios da arte sonora experimental.

Sem comentários:

Enviar um comentário