sábado, 17 de maio de 2014

CITAÇÕES


Reduzir salários reduz a economia, reduz a receita do Estado, reduz o consumo interno, enfim, cria problemas económicos acrescidos.
(…)
[Baixar salários] é a escolha ideológica e de vingança social que dá suporte à transferência de rendimento do trabalho para o capital que é a marca deste tempo de mudança de regime em Portugal e na Europa.
(…)
A contratação coletiva, ao acrescentar poder negocial ao lado do trabalho, sempre foi um obstáculo à mais completa satisfação dos interesses do lado do capital.
(…)
É pois também na valorização da contratação coletiva que se dá força à resistência à descaracterização da democracia constitucional…

Criou-se e tenta-se perpetuar uma espécie de coutada para o exercício do poder: uma coutada que surge organizada no plano económico, social e cultural.
(…)
Esse arco da governação mais não é, então, do que o arco da responsabilização que tem de ser feita.
(…)
Na economia europeia, e ainda mais em Portugal, tudo está preso por arames, dependente, segundo o Governo, de refinaria que encerra para reparações, de linhas de montagem que param alguns dias, ou do calendário de festividades religiosas.
(…)
No atual quadro político-partidário, a solução impunha a saída do PS do aprisionamento àquela conceção de "arco da governação".

Hoje, a União Europeia é um monstro híbrido e perigoso, controlado por uma burocracia que detesta a democracia e que acha que “ela” é que sabe como se deve “governar” a Europa e cada país em particular.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

[Não há nenhum país intervencionado] onde em termos de rendimentos, saúde, educação ou democracia as coisas tenham evoluído positivamente.
Gustavo Cardoso, Público (sem link)

Os dados [do INE] mostram a fragilidade do nosso modelo económico e a inexistência de uma transformação do perfil produtivo da economia durante os últimos três anos.
Nicolau Santos, Expresso Economia, (sem link)

[No “caso BCP”] estamos perante um conto de fadas. Não se passou nada, ninguém viu nada e a responsabilidade era sempre dos outros.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

O que se está a fazer agora é cortar. Apenas se passa a fatura para os cidadãos e para a economia.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

Uma economia cujo crescimento depende de uma só refinaria é uma economia sólida?
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

Sem a Europa, estaríamos condenados a empobrecer; com esta Europa já estamos a empobrecer.
Fernando Madrinha, Expresso (sem link)

Enfraquecido, servil e impreparado para fazer frente às potencias, Barroso fez o que lhe mandaram.
Clara Ferreira Alves, Expresso Revista (sem link)

Governo e troika vão divorciar-se no papel e fingir que já não gostam um do outro.
Joana Amaral Dias, CM (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário