segunda-feira, 5 de maio de 2014

EMIGRAÇÃO DE ENGENHEIROS CONTINUA EM ALTA


Enquanto o foguetório governamental continua, a realidade pura e dura aí está para desmentir aquilo que, mal intencionadamente, está a ser divulgado.
Segundo o CM de hoje (edição impressa), a emigração de engenheiros continua em alta, permanecendo ao mesmo nível de 2013 ou mesmo superior.
“Em 15 meses, a Ordem estima que mais de 1250 profissionais tenham abandonado o país”. Enquanto “em 2013 foram mais de 950 a pedir a documentação necessária para trabalhar no estrangeiro, nos primeiros 3 meses de 2014, foram 300”.
Os principais destinos desta emigração forçada são Brasil, Reino Unido, Angola e Moçambique, enquanto aqui, a região “mais fustigada pela debandada” é o Norte.
“As faixas etárias mais jovens, com elevado nível de qualificações académicas e profissionais, são as mais atingidas. A Ordem acredita que cerca de 20% dos engenheiros que obtiveram graduação há pelo menos cinco anos estão a desenvolver atividade no estrangeiro”.
A falta de trabalho para estes profissionais leva muitos a saírem do país “sem garantias de emprego”, segundo o presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte.

Sem comentários:

Enviar um comentário