quinta-feira, 26 de junho de 2014

HABILIDADES DAS TRANSNACIONAIS


As empresas multinacionais ou transnacionais (na sua versão mais moderna) constituem testas de ferro do sistema capitalista na sua fase imperial. Toda a gente já ouviu falar na Coca-cola, na McDonald’s na Renaut, na Philips, na Google, e em muitos milhares de outras que seria fastidioso designar aqui. A característica principal das transnacionais é possuírem a sede num país e actuarem em distintos territórios espalhados pelo mundo em busca, nomeadamente, de energia, matérias-primas e mão-de-obra baratas. Desde sempre, é muito comum a estas empresas produzirem cada componente de um produto em países diferente, com o objectivo de reduzir os custos de produção. Actualmente estima-se que existam em funcionamento cerca de 40 mil transnacionais, a maior parte delas sedeadas em países desenvolvidos. A reputação destas empresas é baixa pois, onde se instalam, a sua influência transcende a economia, interferindo em governos e no relacionamento entre países. As suas relações com o mundo do trabalho são muitas vezes feitas à margem da lei ou, no mínimo, contornando-a.
O texto que apresentamos a seguir (*), ainda que curto, contém exemplos dessas “habilidades” praticadas pelas transnacionais.
Na sequência da luta dos trabalhadores da Soporcel foram relembradas uma série de práticas de contratação de trabalhadores por multinacionais que raramente são discutidas publicamente.
Tarefas realizadas anteriormente por efetivos das multinacionais são hoje em dia realizadas por empresas subcontratadas que pagam salários mais baixos, oferecem menor proteção social e geram uma instabilidade laboral que pode chegar ao extremo do contrato diário. Por vezes são os próprios ex-trabalhadores da multinacional que são subcontratados realizando extamente o mesmo trabalho que realizavam antes, mas trabalhando mais horas e ganhando consideravelmente menos que anteriormente.
Outra habilidade é a criação de “novas empresas” que fazem parte do grupo económico da empresa mãe cujo objetivo é colocar trabalhadores a realizar o mesmo trabalho que era realizado pelos efetivos da empresa, mas dado que esta é teoricamente “outra empresa”, o regime de contratação é diferente e, obviamente os salários e as condições de trabalho são piores.
As consequências destas práticas é que a riqueza é transferida dos trabalhadores para os acionistas e do trabalho para o capital. O salário dos trabalhadores diminui ou cresce abaixo da inflação, enquanto os salários e prémios de alguns gestores e acionistas subiram 10, 20 ou 30% nos últimos anos.
(*) Rui Curado da Silva, Investigador, Diário as beiras

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