sábado, 4 de janeiro de 2014

CITAÇÕES



O constitucionalismo global efetivamente existente, não o dos livros e das conferências mas o da política concreta que está aí, é afinal o da constitucionalização do próprio neoliberalismo.
(…)
Aqui, integração e perda da autodeterminação estão a ser sinónimos e os dois estão a significar austeridade sem fim e desdém da democracia.

A paralisia da esquerda perante a governação é o grande favor prestado à situação e à alternância que não é alternativa.

Na Europa, o aumento exponencial do desemprego e da pobreza está a dar origem a trabalho escravo.

A afirmação [de Cavaco] de que "a questão é nacional, não é partidária" podia ter sido feita no Estado Novo por qualquer dirigente da União Nacional, e continua a servir os mesmos interesses que nessa altura.
(…)
[Cavaco] credibilizou as desastrosas políticas que o Governo e a troika têm imposto, deixando a ilusão de que nos podemos safar por entre os pingos da chuva, de que há soluções fugindo da vida real e não encarando os problemas.
(…)
Cavaco Silva não é capaz de imaginar futuro para o país que não seja o da obediência aos "mercados", do seguidismo das políticas desastrosas da União Europeia, das imposições do capitalismo neoliberal, de jogos de "oportunidades" e favores que enriquecem uns quantos espertos à custa da pobreza coletiva.

“Não pode passar despercebida a tendência para promover o emprego através do cerceamento dos direitos dos trabalhadores.”
(…)
“O trabalho constitui uma dimensão fundamental da existência do homem sobre a terra, não apenas enquanto meio de sustento, mas também enquanto actividade inerente ao processo de desenvolvimento de cada pessoa e da sociedade”
JoãoFraga de Oliveira, inspector do trabalho aposentado, cita no Público afirmações da Conferência Episcopal Portuguesa.

Discute-se e fala-se muito de uma coisa etérea, os “sinais da retoma”, e quase nada sobre uma coisa dura e sólida, o Orçamento que aumenta e muito a austeridade para 2014.
(…)
Claro que não se diz aos mais pobres dos pobres, cujo papel retórico é importante na legitimação da política governamental, que assim fica garantido que nunca mais sairão dessa pobreza.

As contradições que existem no seio do Governo são por de mais evidentes e têm, aliás, sido alimentadas sobretudo por Paulo Portas, que precisa, como de pão para a boca, de assegurar a sobrevivência do CDS.

É na incapacidade dos que se opõem à austeridade se entenderem que os ideólogos da situação apostam.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

Depois do acórdão sobre a convergência [de pensões], de acordo com a própria doutrina prudente já enunciada por Cavaco Silva, o que fazia sentido era ter enviado o orçamento para fiscalização preventiva.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

A troika quer anunciar como uma vitória aquilo que manifestamente se tratou de um processo de experimentalismo económico e social que não correu nada bem.
Nicolau Santos, Expresso Economia (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário