domingo, 12 de janeiro de 2014

NÃO HÁ MILAGRE NO DESEMPREGO



Basta olharmos à nossa volta para percebermos que a anunciada criação líquida de mais de uma centena de milhar de empregos é uma falácia.
Com o aproximar das eleições europeias o Governo lança mão dos mais baixos truques para atirar areia aos olhos dos portugueses e esconder a verdadeira situação que se vive no país. De facto, os dados estatísticos do Eurostat mostram que se verifica uma descida no desemprego em Portugal mas chega-se agora à conclusão de que muitas centenas de milhares de pessoas trabalham, em média, duas horas por dia ganhando menos de 310€/mês. Estamos, pois, perante uma situação clara de subemprego.
A realidade mostra que assistimos á destruição de emprego com horários normais e salários dignos substituindo-os por emprego de pior qualidade, com horários reduzidos e vergonhosa remuneração.
A cereja em cima do bolo é o aumento do desemprego assim como uma colossal emigração entre os jovens, particularmente os mais qualificados.
A nível de desemprego não há, pois, qualquer milagre como refere Daniel Oliveira no seguinte texto que podemos ler no Expresso de ontem.
Passos Coelho anunciou a criação líquida de 120 mil empregos entre o 1º e o 3º trimestre de 2013. Vamos esquecer que se perderam 430 mil desde que a troika chegou e que há menos cem mil do que em igual período do ano anterior. De onde vêm então estes empregos anunciados? Há 434 mil novos empregos com duração semanal inferior a 10 horas e o resto desceu. Claro que, sendo este números referentes a trabalho “efetivo” no 3º trimestre, muita gente está de férias e trabalha menos horas. Os números são complicados e é bom, antes de lançar foguetes, perceber que tipo de emprego está a ser destruído e criado. Um exemplo: o aumento dos postos de trabalho neste período foi, em 90%, na área dos serviços (muitos no turismo). Na indústria, perderam-se 17 mil. Não há uma reindustrialização a fazer crescer as exportações e o emprego. Mais de metade do crescimento das exportações vêm da nova refinaria em Sines. Outra grande parte do aumento do preço de algumas matérias-primas e do turismo. Quando torturados, os números dizem o que quisermos e até criam factos políticos. Mas não podem dizer que há mais e melhor emprego. Porque basta viver em Portugal para saber que mentem.

Sem comentários:

Enviar um comentário