domingo, 26 de janeiro de 2014

O FACTOR PROCURA INTERNA


Tivemos conhecimento há poucos dias, por ocasião do início do Fórum Económico Mundial, de um relatório da ONG Oxfam sobreas desigualdades a nível mundial com números que são aterradores. É óbvio que a doutrina neoliberal que domina e governa o mundo, não só não atenuou o fosso entre ricos e pobres como o cavou ainda mais fundo.
O Governo Passos/Portas, que levou Portugal a um nível de empobrecimento, do qual não se sabe quanto tempo demoraremos a sair, é um lídimo representante do neoliberalismo mais radical. Ao aplicar as medidas de austeridade de forma ainda mais extrema do que a troika impôs contribuiu para uma generalizada degradação das condições de vida do povo português onde os principais atingidos foram os mais pobres e a classe média.
O crescimento económico que levará à redução das desigualdades não se poderá fazer, como o Governo pretende, apenas com o crescimento das exportações mas estimulando ativamente o consumo interno como defende Nicolau Santos neste pequeno texto que retirámos do Expresso Economia de ontem.
Os dados do Eurostat mostram que, com a crise, Espanha, Portugal e Grécia se tornaram países mais desiguais. Portugal, que tinha vindo a reduzir as desigualdades, entra de novo num ciclo ascendente a partir de 2010. A conclusão é óbvia: a recessão não diminui as desigualdades, mesmo que os ricos tenham ficado menos ricos. Só que os pobres ficaram mais pobres e a classe média se pauperizou. Ou seja, só com crescimento e políticas públicas ativas se consegue reduzir as desigualdades sociais. Mas o crescimento não pode apenas basear-se nas exportações: é necessário que a procura interna também cresça. O último relatório do FMI é claro: o crescimento sustentado não é possível com uma procura interna fraca. Mas ao cortar os salários e pensões, o Governo estrangula a possibilidade de um crescimento mais robusto nos próximos anos. E isso enfraquece a atividade económica, as empresas e os bancos. Que tal meditar sobre isto e sair deste paradigma?

Sem comentários:

Enviar um comentário