domingo, 5 de janeiro de 2014

CONVERGÊNCIA (IMPROVÁVEL) DE OPINIÕES



Dificilmente poderemos encontrar no mesmo jornal e no mesmo dia duas pessoas com posições ideológicas opostas a convergirem no mesmo ponto sobre uma tomada de posição eminentemente política em que o actual Governo insiste – espoliar reformados e funcionários públicos das remunerações a que têm direito. Esta convergência de opiniões é o primeiro sinal da brutal injustiça que está a ser cometida sobre os trabalhadores da função pública e sobre aqueles que tendo trabalhado uma vida inteira vêem agora rasgado um contrato que fizeram com o Estado segundo o qual estaria garantida uma subsistência digna na velhice.
As opiniões seguintes que foram transcritas do Correio da Manhã de ontem são de Joana Amaral Dias, assumida militante de esquerda e de João Pereira Coutinho que também não esconde a sua simpatia pela direita.
A contribuição extraordinária de solidariedade devia chamar-se penhora com escárnio
Contribuição extraordinária de solidariedade (CES). O nome é todo um programa. Primeiro: não se trata de uma contribuição mas de um imposto. Rigorosamente, de um confisco. Segundo, de extraordinário nada resta, porque a exceção já virou regra. Por fim, se implodir os direitos adquiridos ao longo de uma vida inteira de trabalho é solidariedade, sal é açúcar.
Este governo nutre um profundo desdém pelos nossos velhos, pontuando negativo naquilo que mais revela o caráter de uma sociedade: como se tratam os avós. CES é despudorada propaganda, aquela que designa a coisa pelo seu contrário – do tipo nomear cortes de recalibragem, espoliação de "alargamento da base de incidência", que fez Portas falar do irrevogável e o PR dos limites para os sacrifícios (quando, na verdade, já tinha dito que só restava esperar que os funcionários públicos morressem).
Portanto, a contribuição extraordinária de solidariedade devia chamar-se penhora permanente com escárnio. Afinal, o que o governo quer dizer é: "Definhem para aí, gentalha inútil." E será esse o consenso que pretende Cavaco?
Joana Amaral Dias

Reformados e funcionários públicos são pau para toda a obra.
Depois do chumbo do Constitucional à convergência das pensões, e sabendo-se que uma reforma do sistema não se faz da noite para o dia, havia duas hipóteses: negociar com a ‘troika’ uma benevolência residual no défice para 2014; ou ir directamente ao bolso de reformados e funcionários públicos, que neste país são pau para toda a obra.
Sem surpresas, o governo optou pela segunda via, com o alargamento da contribuição extraordinária de solidariedade e o aumento de contribuições para a ADSE. A escolha é uma confissão de desespero. Mas é também de incompetência, sobretudo quando Marques Guedes garante, sem se rir, que a reforma ‘duradoura’ e ‘abrangente’ nos regimes da segurança social virá no fim da festa. Boa noite e boa sorte.
Eu fico-me pelos factos: o governo termina o ‘ajustamento’ exactamente como o começou. A espremer reformados e funcionários públicos. O resto é conversa.
João Pereira Coutinho

Sem comentários:

Enviar um comentário