quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

SOBRE O MANIFESTO CONTRA A CRISE


A propósito do Manifesto Contra a Crise – Compromisso com a Ciência, a Cultura e as Artes, o CM colocou algumas questões à escritora Lídia Jorge (LJ), que reproduzimos a seguir:
Em que consiste exatamente o manifesto?
LJ. É um primeiro passo para que haja uma acção concertada na cultura, nas ciências e nas artes contra o ditame económico e orçamental que está a fazer o país recuar em termos de património imaterial.
Qual o objectivo da acção?
LJ. Interpelar a sociedade e chamar a atenção de todos para o empobrecimento que se tem vindo a assistir nesta área. É um arranque para uma reflexão.
Por que razão as pessoas devem assinar o manifesto?
LJ. O nosso país é especial e conseguiram-se muitos avanços com a democracia. Agora assistimos a um recuo extraordinário. Uma sociedade é aquilo que as pessoas conseguem produzir em todos os níveis e o conhecimento está acima de tudo.
O que se pode fazer para tentar inverter a situação actual?
LJ. Apesar de tudo, o que seja uma boa organização em termos universitários e uma cultura universitária que é onde se cria a elite cultural, e melhorar os multiplicadores culturais, para que não decidam apenas com base naquilo que é mais barato. E isto vai além do governo, porque o governo pode mudar, mas a situação vai manter-se igual. 

Sem comentários:

Enviar um comentário