domingo, 26 de janeiro de 2014

NOTÍCIAS DO MAJOR VALENTÃO



Todos os dias ouvimos as críticas mais ferozes sobre a acção “dos políticos”. “Os políticos”, em bom português, significa “todos”, o que não corresponde à realidade.
De qualquer maneira, há que assumirmos que, por acção ou omissão, em última instância os culpados dos políticos – competentes ou incompetentes, corruptos ou sérios, honestos ou mentirosos – que temos, são os portugueses que os elegeram. Raros, entre nós, aqueles que assumem esta verdade politicamente incorrecta. Parece inconcebível mas a realidade que constatamos é que, mesmo depois de não restarem quaisquer dúvidas sobre a inadaptabilidade (chamemos-lhe assim) de uma equipa autárquica para o desempenho das suas funções, vemos muitas vezes continuarem como se nada tivesse acontecido e, ainda por cima com maiorias reforçadas como sucedeu em Portimão com o grupo que governou a autarquia até 2013. É claro que há muita explicações para factos como este – o povo é, na sua globalidade honesto –, onde abundam os “ópios do povo”, em muito maior abundância do que no tempo de Karl Marx, criador desta expressão muito conhecida.
Em Portimão, um escândalo gigantesco permitiu alertar as populações para o que se estava a passar na Câmara Municipal, mesmo à beira das eleições, de modo a ser possível alterar a relação de forças existente. O figurino encontrado foi a constituição local do bloco central que não nos deixa muito sossegados em termos das mudanças que seria necessário efectuar no concelho mas, pelo menos, a queda da maioria absoluta do PS veio deitar abaixo a arrogância de muitos “socialistas” de Portimão e mostrar que qualquer poder só se mantém enquanto o povo o permitir quer através do voto quer por outro meio diferente.
Noutros pontos do país as últimas eleições autárquicas permitiram que se trouxesse à luz do dia muito lixo que estava escondido por baixo do tapete, já que havia cargos ocupados há muitos mandatos. O caso do major Valentim Loureiro já vinha a ser abordado em alguma comunicação social, nomeadamente, no que se refere ao célebre elevador secreto existente na Câmara de Gondomar mas, com a eleição do novo presidente fez-se luz sobre um imenso rol de situações escabrosas lá existentes. E não têm a ver apenas com o futebol…

Sem comentários:

Enviar um comentário