![](http://images.google.pt/url?source=imgres&ct=tbn&q=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-VvQXbsbL63wDhtUSRpGVTaqM57eKQhqNoqbEvU7ayc2kps_QLf7tYYROqU6wGGPTKutbcM_NMsz9nTSSZMIMH2JCcoikOod8G-k9xtTA2FRunmJDQWBQKJ689vNm387YoV81mUkycew4/s400/papa-Bento-XVI.jpg&ei=9tbRS5SIPMb4-QbsrYidDA&sa=X&oi=image_landing_page_redirect&ct=legacy&usg=AFQjCNFzKVP5RCvXEoVsGfBQVsnh4sjtPg)
Bispo belga confessa abusos sexuais e demite-se - Mundo - PUBLICO.PT
“Quando ainda não era bispo e também durante algum tempo depois de ser, abusei sexualmente de um jovem da minha entourage próxima. A vítima ainda está marcada”, disse o monsenhor Vangheluwe numa carta lida por um responsável da Igreja Católica belga numa conferência de imprensa.
“Isto será muito doloroso para a comunidade católica da Bélgica, estamos conscientes da crise de confiança que isso vai provocar junto de muitas pessoas”, afirmou na conferência de imprensa o chefe da Igreja belga, monsenhor André-Joseph Léonard.
Com esta decisão, a Igreja belga quer “virar a página em comparação com uma época não muito longínqua, na Igreja e fora dela, onde se preferia o silêncio”, acrescentou o primado da Bélgica.
Este caso não tinha sido denunciado publicamente e era desconhecido até esta confissão de Roger Vangheluwe. A Igreja tinha pedido a todos os envolvidos em abusos que se apresentasse à justiça e às vítimas que fizessem queixa.
O Vaticano anunciou já que o Papa Bento XVI aceitou a demissão do bispo de Bruges.
Sem comentários:
Enviar um comentário