quinta-feira, 22 de abril de 2010

Prestação de contas

Em primeiro lugar é de realçar o resultado liquido negativo de 40 milhões de euros, aliás na sequência de uma série de anos, pelo menos desde 2006 em que os resultados operacionais vêem sendo negativos. Desta situação resultou uma fortíssima diminuição dos fundos próprios.Se lermos com atenção a"Certificação Legal de Contas" poderemos verificar que pelo que está no ponto 11 o resultado deverá ser mesmo pior que o indicado no relatório de gestão.
Uma outra matéria que parece merecer esclarecimento é precisamente as relações da Portimão Urbis SGU. EM com as empresas SA com maioria do capital privado (nomeadamente a EXPO ARADE estruturas SA) e cujas contas parecem estar consolidadas na Portimão Urbis EM, ver página 51 do relatório de gestão e ponto 11da certificação. Uma vez que esta empresa municipal Portimão Urbis SGU EM é de responsabilidade do municipio a inclusão das contas das sociedades maioritariamente privadas nas suas contas implicará ter o Municipio de enfrentar os custos de gestões desequilibradas dos particulares, o que não me parece muito correcto pois se estivéssemos a falar de lucros o critério seria certamente outro.
Uma última questão é a grande dimensão dos compromissos relativos ao Vai Vem (citados na alínea g do ponto 12 da Certificação) que actualmente e em 2011 são da ordem dos 6,5 milhões de euros, mas que a partir de 2013, de acordo com o quadro da pag51, atingirão os 14,1 milhões!!!!
A Câmara de Portimão com capacidade de endividamento a esgotar-se rapidamente, mercê das dificuldades económicas da crise que provocaram uma sensível redução das receitas , mas também de uma gestão que poderemos considerar temerária vai entrar certamente num período de grandes dificuldades financeiras, não se vendo sinais das reformas indispensáveis ao saneamento da situação.


Um abraço do João G. texto enviado por Fernando Gregório

Sem comentários:

Enviar um comentário