A deputada Cecília Honório, eleita pelo distrito de Faro, e a deputada Mariana Aiveca, da Comissão Parlamentar de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública, requereram hoje ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social o relatório da inspecção realizada pela Autoridade das Condições do Trabalho (ACT) ao sector da construção civil na região do Algarve.
Numa acção inspectiva realizada a estaleiros e empresas de construção civil, a ACT identificou 46 trabalhadores do sector, tendo assinalado 23 casos de risco, designadamente 21 casos de risco de queda em altura, um de utilização perigosa de equipamentos e um caso de risco eléctrico.
De acordo com as notícias vindas a público, o principal problema é a falta de segurança em obra, a que acrescem falhas ao nível da saúde no trabalho, irregularidades referentes à utilização de trabalhadores imigrantes em situação ilegal, ausência de comunicação prévia de estaleiro e de afixação de comunicação em obra.
Atendendo aos resultados divulgados, as deputadas do Bloco de Esquerda querem que o Governo esclareça quais as medidas que pretende desenvolver para a correcção das irregularidades detectadas pela Autoridade para as Condições do Trabalho e que procedimento irá instaurar junto das empresas prevaricadoras.
domingo, 18 de abril de 2010
Bloco de Esquerda requer relatório da ACT sobre as visitas inspectivas realizadas ao sector da construção civil no Algarve
Etiquetas:
ACT,
Algarve,
Cecília Honório,
construção civil
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário