E disse bem. Sem um pré-escolar e um 1º CEB a sério não há verdadeira igualdade de oportunidades. São as crianças pobres que mais beneficiam de um pré-escolar de qualidade e uma escola primária exigente e séria. É bom ouvir a ministra da educação dizer que "é indispensável que as crianças aprendam [...] a leitura, a escrita, a matemática".
A ministra da educação fez a defesa de um pré-escolar e 1º CEB de qualidade durante a visita ao Centro escolar da Azinhaga, concelho da Golegã:
"O primeiro ciclo é uma prioridade absoluta do sistema educativo. É indispensável que as crianças aprendam bem muito cedo, dominem a leitura, a escrita, a matemática, instrumentos básicos de aprendizagem e se investirmos bem no primeiro ciclo e no pré-escolar conseguimos dar um salto em frente. É um esforço que compensa imenso porque se vai refletir em todo o sistema educativo". Fonte: MSN Notícias
Já não concordo tanto com o entusiasmo da ministra com a construção de 400 centros escolares. É que a construção dos 400 centros escolares implica o fecho de milhares de escolas, obrigando as crianças a deslocações demoradas da casa para a nova escola e ao convívio forçado com alunos de 17 e 18 anos, potenciando a alienação, o bullying, a indisciplina e a violência contra os mais novos e frágeis. Considero que o fecho de 4000 pequenas escolas primárias durante os 5 anos dos Governos de Sócrates foi uma tragédia para as aldeias e vilas do interior. O fecho de uma escola representa quase sempre um passo em frente na morte de uma comunidade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário