domingo, 29 de maio de 2011

'Louçã, vai um copo?'


As arruadas são um clássico das campanhas, mas o BE ensaiou hoje um modelo… inovador: a arruada nocturna. Francisco Louçã, coordenador do Bloco de Esquerda (BE), esteve, este sábado à noite nas ruas animadas da noite do Porto, onde conviveu com jovens de uma geração com problemas específicos. Louçã recordou que é uma «geração que vive com melhores qualificações, mas vive pior que os seus pais».

«Este é um problema não só do Porto, mas de todo o país», disse aos jornalistas, depois de percorrer a Rua das Galerias de Paris.

Acompanhado de João Semedo, cabeça-de-lista pelo Porto, mas também do jovem deputado José Soeiro e de Fernando Rosas, Louçã começou a arruada noturna junto ao Café Piolho. Era quase meia-noite e meia, quando começou a distribuir beijinhos e a responder positivamente aos pedidos para tirar fotografias.

Mas também recebeu outros pedidos: «Ó Louçã, paga-me um shot!». Mas enquanto este jovem lhe pedia uma bebida, Louçã ouvia uma jovem licenciada com dificuldade em encontrar emprego.

Entrou depois no Café Piolho e o aparato provocou a curiosidade de um grupo de franceses que ali estavam. «Qui est?!», perguntaram aos jornalistas, já animados por muitos shots que Louçã não tinha pago. «C`est du Bloc de Gauche», respondemos.

«Ah! L`homme est du Gauche!», exclamaram. Chamaram-no e cantaram, afinadíssimos, para ele. Foi bom para os bonecos das televisões, mas sobretudo para animar um início de uma arruada que prometia. Foi a mais movimentada da campanha.

Lá mais adiante, Louçã é abordado por um vereador municipal do CDS. Queria saber de uma boa razão para votar no BE e não nos populares. No meio da confusão, foi difícil ouvir a resposta, mas conversaram durante alguns segundos, Louçã argumentou que «PS, PSD e CDS têm o mesmo programa, que é o programa da troika e despediram-se com um desejo de «boa sorte» por parte do adversário do candidato.

«Acabei de encontrar um deputado municipal do CDS que me quis perguntar boas razões para votar no Bloco de Esquerda. Ele terá as suas próprias opiniões e eu não tiro conclusões. Mas esta discussão franca sobre os problemas é importante para todos nós», explicou Louçã aos jornalistas que o acompanhavam.

E os jovens avaliam-lhe a performance: Diogo só tem 18 anos e estuda Direito, no primeiro ano. «Este homem é um economista brilhante», elogia. Diogo gosta de Louçã, mas não gosta de partidos. «É bom, mas não consegue fazer nada sozinho e com a Assembleia da República que temos», explica.

O candidato cabeça-de-lista do BE por Lisboa entrou depois na animada Rua das Galerias de Paris e misturou-se com os jovens. E quase nem precisava de os abordar. Eram eles que iam ter com o candidato. Continuavam pedidos de fotografia, de autógrafos, de beijinhos e de passou-bem. A arruada corria mais que bem e há pedidos mais¿ excêntricos: «oh Louçã, está a ouvir-me bem? Empreste-me 50 euros!». Louçã riu e o interlocutor esclareceu: «estava a brincar, estava a brincar».

«Está aqui uma parte da juventude. Está aqui uma parte dos problemas. Acabei de me cruzar com uma jovem farmacêutica, uma jovem psicóloga e uma jovem arquitecta. Adivinhe do que elas falam! Da dificuldade de arranjar emprego nas suas qualificações e em áreas tão precisas para o país», sublinha, em declarações aos jornalistas.

A arruada nocturna na noite do Porto foi a mais animada da campanha, depois de um dia preenchido que começou mais a Sul, nas Caldas da Rainha, e com uma trovoada, que deixou toda a comitiva encharcada.

Sem comentários:

Enviar um comentário