quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A LUTA CONTRA AS PORTAGENS NA VIA DO INFANTE É PARA CONTINUAR



Com data de 9 de Dezembro (há dois dias), aqui reproduzimos uma nota de imprensa à comunicação social por parte da Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI) a propósito do encontro da Plataforma Hispano-Portuguesa Contra as Portagens na A22, o qual terá lugar no próximo sábado, dia 13 de Dezembro, num almoço a realizar na localidade de Altura.
Nota de imprensa à comunicação social
Faro, 9 de dezembro de 2014
Assunto: Encontro da Plataforma Hispano-Portuguesa Contra as Portagens na A22
Passaram 3 anos sobre a introdução de portagens no Algarve, ocorrida em 8 de dezembro de 2011, uma medida imposta pelo governo PSD/CDS e com o apoio do PS. São 3 anos de destruição contínua da região e cujas consequências estão bem à vista de todos. As portagens na A22 acabaram por revelar-se bastante negativas também na região espanhola da Andaluzia.
Tal como foi assinalado na assembleia da Plataforma Hispano-Portuguesa Contra as Portagens na A22, (onde se inclui a Comissão de Utentes da Via do Infante),  realizada no passado dia 27 de novembro em Ayamonte, os efeitos sócio-económicos das portagens são bem gravosos:
- o Algarve perdeu cerca de 50% de visitantes espanhóis;
- o transporte de mercadorias praticamente desapareceu da Via do Infante;
- a atividade económica decaíu à volta de 25% nas regiões do Algarve e de Huelva;
- Ayamonte perdeu 30% de visitantes portugueses só no último ano;
- a nível económico a província de Huelva perdeu 12 milhões de euros e a nível fiscal as perdas situaram-se nos 2,5 milhões de euros.
Como se depreende, os prejuízos económicos para o Algarve, ao longo destes 3 anos, devem atingir mais de 100 milhões o que, somado aos 40 milhões de euros anuais de prejuízos financeiros diretos e transferências do Estado para a concessionária, por via de uma PPP muito ruinosa que este governo não tem coragem de anular, as perdas económicas situam-se em mais de 200 milhões de euros! A somar a tudo isto, durante este período verificou-se quase uma centena de mortos e muitas centenas de feridos em cerca de 20 mil acidentes, a maioria dos quais na EN 125 – uma autêntica tragédia para o Algarve e para o país!
Depois temos a requalificação da EN 125 que continua a marcar passo e diversas variantes que já não vão ser construídas, o que representa uma fraude e mais uma quebra de compromisso do governo para com o Algarve.
Continua assim na ordem do dia a luta pela abolição das portagens no Algarve. Tal como ficou decidido na Assembleia de Ayamonte, a Comissão de Utentes da Via do Infante juntamente com outras entidades que fazem parte da Plataforma Hispano-Portuguesa Contra as Portagens na A22, irão assinalar o 3º aniversário da imposição das portagens no Algarve com um encontro/almoço e um debate no próximo sábado, dia 13 de dezembro, pelas 13.00 horas, no Restaurante “O Fernando”, localizado na Rua da Alagoa, em Altura. Neste almoço serão anunciadas, publicamente, novas ações pela abolição das portagens na Via do Infante, e empreender em conjunto com os vizinhos espanhóis da Andaluzia. Uma destas ações será a marcação de uma marcha lenta de viaturas sobre a Ponte Internacional do Guadiana.
A Comissão de Utentes endereça convite público a todos aqueles que se quiserem associar ao almoço de dia 13 de dezembro através dos telemóveis 96 5162223, 96 3172608 e 91 8178329, ou pelo mail viadoinfante2010@gmail.com
Desde já se agradece a v/presença e a divulgação desta nota de imprensa nos v/órgãos de comunicação social.
Com os nossos cumprimentos.
A Comissão de Utentes da Via do Infante

Sem comentários:

Enviar um comentário