segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

TTIP: O QUE ESTÃO A NEGOCIAR EM SEGREDO?





No passado dia 25 de Novembro teve lugar no Mob – espaço associativo, uma conversa sobre a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP na sigla em inglês).
O TTIP é um tratado abrangente de livre comércio e investimento que está a ser negociado - em segredo - entre a União Europeia e os Estados Unidos. Desta negociação secreta têm sido divulgados alguns documentos que nos mostram que os impactos da implementação de uma parceria deste tipo, nos moldes em que está a ser feita a discussão, terá efeitos desastrosos em todos os aspectos da nossa organização como sociedade.
Queremos com este debate pôr a descoberto o que estão a negociar em segredo e perceber quais os impactos que a aprovação de uma carta deste tipo implicaria nos campos ambiental, económico e laboral. Além disso queremos ainda fazer um ponto de situação do movimento social que está a crescer por toda a Europa contra o TTIP.
A negociação deste tratado, no secretismo que envolve, é um sinal claro de que nada de bom traz para os povos deste lado do Atlântico. Por isso mesmo e tendo em atenção o grande desconhecimento que grassa na sociedade portuguesa se torna de extrema importância a divulgação do que já se conhece.

Sem comentários:

Enviar um comentário