quarta-feira, 27 de maio de 2015

BAGÃO FÉLIX SOBRE REDUÇÃO DAS PENSÕES


Bagão Félix (BF) é uma conhecida personalidade de direita que já desempenhou as funções de Ministro da Segurança Social num Governo PSD/CDS. Portanto, temos aqui mais um exemplo de alguém cujas afirmações são insuspeitas de esquerdismo. Numa curta entrevista ao Correio da Manhã (CM), BF opõe-se veementemente à ideia de ter de haver cortes nas pensões.
CM – É legítima a posição do Executivo de que é preciso cortar pensões para garantir a sustentabilidade das contas da Segurança Social?
BF – É legítimo e necessário discutir a sustentabilidade da Segurança Social. Mas não é legítimo atirar ideias para o ar sobre o corte das pensões. É uma declaração feita pela ministra das Finanças que não tutela a Segurança Social, que apenas cria ansiedade nos reformados.
CM – Mas a posição do PS de nem querer sentar-se à mesa de negociações para discutir soluções para a Segurança Social é correcta?
BF – Qual o partido da oposição que vai querer discutir cortes de 600 milhões de euros nas pensões? O PSD ou o CDS-PP, se não fossem Governo, tinham a mesma atitude.
CM – Independentemente de quem ganhar as legislativas, é preciso mexer nas pensões?
BF – É preciso uma reforma sistémica da Segurança Social, mas isso não é ver o orçamento do próximo ano e querer cortar 600 milhões. A despesa pública atingirá 80 mil milhões de euros. Vão dizer-me que as contas não se aguentam por causa dos reformados?
CM – São inevitáveis cortes?
BF – É uma afirmação feita por políticos que carece de prova. Não é preciso cortar pensões.

Sem comentários:

Enviar um comentário