sábado, 9 de maio de 2015

INADMISSÍVEL PROVOCAÇÃO DE PASSOS


Na revista E do Expresso de hoje, Nicolau Santos formula uma pergunta que tem toda a razão de ser: Dias Loureiro é um empresário bem-sucedido?
O elogio do Primeiro-Ministro a Dias Loureiro, num discurso que fez aquando da inauguração de uma queijaria, numa primeira apreciação poderia ser considerado uma lamentável gaffe mas, para que não restassem dúvidas, Passos Coelho voltou a repeti-lo, no que mais se parece com uma provocação ao povo português. Se é certo que o antigo ministro de Cavaco e ex-conselheiro de Estado tem direito à presunção de inocência, não é menos verdade que não é digno do mínimo respeito público. É bom que Passos não brinque com a boa vontade dos portugueses, pelo menos a julgar pelas sondagens, para nos atirar areia aos olhos.
Eis o texto de Nicolau Santos, eivado de um tom meio irónico meio sério, como podemos constatar:
De Dias Loureiro disse o primeiro-ministro: “Conheceu mundo, é um empresário bem-sucedido, viu muitas coisas por esse mundo fora e sabe que se nós queremos vencer na vida, se queremos ter uma economia desenvolvida, pujante, temos de ser exigentes, metódicos”.
 Bom, até agora sabíamos que o dr. Dias Loureiro tinha sido fundamental na ascensão e no reinado cavaquista. Que foi secretário-geral do PSD, ministro e conselheiro de Estado. Da sua vida empresarial conhecia-se a passagem como administrador do BPN, que implodiu e deixou 4 mil milhões para os contribuintes pagarem. Que conduziu negócios em Porto Rico que correram muito mal. E que agora tem interesses em empresas de panificação, de tecnologia e no mercado angolano. Sabemos também que entrou remediado na política e está hoje muito bem de cabedais. Para seguir o seu exemplo, comecemos então por nos tornarmos acionistas de um banco que distribua crédito sem garantias nem registos e que tenha uma contabilidade paralela. A partir daqui todos podemos ser Dias Loureiros! Porque, como se sabe, o difícil é o primeiro milhão. Os outros vêm logo a seguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário